A praia do Janga pertence à cidade de Paulista. Localiza-se a cerca de 15 km da cidade do Recife, litoral norte de Pernambuco. Hoje em dia, muitas pessoas moram naquela região que, por sua vez, se desenvolve economicamente. Porém, não foi sempre assim. Quem mora lá há muito tempo, provavelmente já ouviu falar em um ser paradoxalmente assustador conhecido como o Palhaço do Coqueiro.
Dizem as más línguas que havia um palhaço muito famoso e engraçado na região. Arrancava risos até do mais sério morador do povoado. O seu filho, consequentemente, lhe admirava muito e sonhava em ser um palhaço também de sucesso. Contudo, para a surpresa de todos, a performance daquele iniciante circense foi um desastre. Ele não conseguia fazer ninguém sorrir!
Após encarar públicos e mais públicos sem apresentar o mesmo êxito de seu pai, acabou se frustrando demasiado e enlouqueceu. Em uma noite de mais um espetáculo, fugiu para a praia buscando solidão. No céu, uma lua minguante sorria para aquele palhaço desolado. No auge de seu delírio, subiu em um coqueiro para admirar sua mais nova e melhor espectadora que não parava de rir.
Mas, como nem tudo é para sempre, quando uma nuvem cobria a lua ou quando a fase dela mudava e o seu sorriso sumia, o palhaço descia do coqueiro num busca frenética por algum outro espectador na região praieira do Janga. A lenda conta que, quando o palhaço frustrado encontrava alguém, automaticamente iniciava algumas palhaçadas sem graça. Vendo que a pessoa não esboçava sorriso, o palhaço se tornava em algo perverso. Espancava a pessoa obrigando-a a sorrir para ele. Alguns populares contam que ouviram até falar em casos de vítimas que morreram agredidas pelo palhaço. E assim, ele seguiu até o fim de sua vida.
Portanto, cuidado com as noites na praia do Janga. Aquele que é símbolo de alegria para a maioria das pessoas pode se tornar o seu pior pesadelo!
Comentários
Postar um comentário